O serviço de cliente foi elevado para um novo nível com o lançamento do botão MayDay da Amazon para seus usuários do Kindle
Entenda melhor neste Vídeo Demo: https://www.youtube.com/watch?v=11CjsoB6JHQ
Os usuários podem recorrer a um representante do serviço ao cliente a qualquer hora, em qualquer lugar, para um bate-papo de vídeo. A singularidade do botão MayDay reside no fato de que o representante da Amazon pode ter acesso à tela do cliente, para ajudá-lo a resolver os seus problemas. A combinação de self-service guiada, com a experiência humana, dá ao botão MayDay uma vantagem distinta quando se trata de prestar um excelente serviço ao cliente.
A Amazon acertou em cheio com a sua opção de vídeo chat. Veja os benefícios deste atendimento:
- Os clientes podem navegar enquanto falam com o representante;
- O vídeo chat é uma opção, e os clientes podem escolher apenas um chat de voz quando necessário;
- Ao contrário de uma chamada telefônica, um bate-papo ao vivo resolve melhor e de modo mais fácil os problemas do cliente;
- Uma solução como o MayDay aumenta o reconhecimento e importância da marca;
- A internet recebe um rosto humano e interatividade.
Mas, como o Vídeo Chat vai influenciar a prestação de serviço ao cliente no mercado?
Após o lançamento do MayDay, diferentes setores industriais começaram a repensar suas estratégias de engajamento do consumidor, tendo em conta a tecnologia de hoje. À medida que mais e mais pessoas começam a usar smartphones, que os mantêm permanentemente conectados, sua demanda para a o atendimento ao cliente em tempo real, vai subir.
O setor bancário já começou o brainstorming de como trazer um serviço como o MayDay, para aumentar o envolvimento do cliente e a sua satisfação. Com a aceitação e sucesso desse produto, a atualização dos serviços precisa ser acelerada. Os interessados em atendimentos bancários por via eletrônica, vão esperar uma experiência de atendimento de alto padrão que, sem dúvida incluem bate-papo por vídeo, mas isso, apenas se esses bancos quiserem manter a sua vantagem competitiva.
Algumas outras empresas estão começando a incursão de vídeo no serviço ao cliente também. Tomemos por exemplo o apoio Teller Assist, que é a comunicação de vídeo lançada recentemente pelo Bank of America, que no momento está operando em pequena escala. Provavelmente outros bancos vão saltar a bordo com essa tecnologia, que se adapta às suas necessidades, começando a se desenvolver.
Suporte de Tecnologia para um serviço como o MayDay
Para ser capaz de assegurar a quinze segundos o tempo de resposta como a Amazon prometeu aos seus usuários do Kindle, as empresas precisaram de atualizações em sua infraestrutura de TI, e uma integração de alto nível em ERP e CRM. Isso permite que os representantes tenham os dados necessários ao seu alcance. Este fato é um conceito revolucionário de integração profunda através de toda a pilha, como acertadamente colocada pelo CEO da Amazon, Jeff Bezos.
Além disso, a qualidade do vídeo tem que suportar uma boa conversa face-a-face, porque o esforço de levar o seu serviço para o tempo real vai em vão, se isso não for melhor que os canais tradicionais de atendimento ao cliente. A integração harmoniosa entre tecnologia, pessoas e processos, irá fornecer o tipo de suporte de vídeo que atende às demandas dos interessados.
Vai ser interessante observar a tecnologia transformando a experiência nos serviços ao cliente. Os primeiros vislumbres, através do MayDay e serviços como ele, são muito promissores.
Quando as empresas e os clientes podem se conectar em tempo real, elas têm a oportunidade de obter melhores insights sob a demanda do cliente, e feedback geral. Usando essas informações, a empresa pode melhorar e personalizar seus produtos e/ou serviços, para que eles melhor satisfaçam as necessidades dos seus consumidores.
Por sua vez, o cliente recebe um serviço imediato e pessoal, retirando as suas dúvidas com um agente de atendimento humano, que chega ao coração do seu problema para uma solução muito mais rápida.
Como você acha que o vídeo terá impacto sobre a sua experiência? Nós gostaríamos de ouvir seus pensamentos sobre esse assunto! Deixe sua resposta aqui nos comentários.